terça-feira, 23 de outubro de 2012

Márlon Reis: juiz Ficha Limpa

Em entrevista à revista Movimento Gospel o juiz de Direito Márlon Reis falou sobre a Lei da Ficha Limpa e sobre a necessidade de uma Reforma Política brasileira.

Confira a íntegra:




Também disponível em:  

Márlon Reis ministrará palestra sobre Reforma Política





O juiz de Direito Márlon Reis ministrará palestra no primeiro dia do ‘XIII Seminário Internacional Ética na Gestão: Ética, Cultura e Reforma Política’, promovido pela Comissão de Ética Pública (CEP), que acontecerá em Brasília nos dias 22 e 23 de novembro.
O seminário tem como principal objetivo a manutenção e o estímulo das ações de promoção da ética, através de debates de temas relacionados, avaliação das ações em andamento e compartilhamento de experiências. Destina-se a integrantes do sistema de gestão da ética, demais agentes públicos e sociedade brasileira.
Reis vai compor a mesa de abertura juntamente com o governador do estado do Rio Grande do Sul, ex-ministro da Justiça, Tarso Genro, e o advogado, ex-presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que à época, pediu ao Congresso o impeachment de Fernando Collor, Marcello Lavenère, que discutirão o tema “A cultura ética como fator propulsor de uma Reforma Política”.


Sobre Márlon Reis

Juiz de Direito no estado do Maranhão, membro e fundador do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), fundador e presidente da Associação Brasileira de Magistrados, Procuradores e Promotores Eleitorais (Abramppe) e um dos idealizadores e redatores da Lei da Ficha Limpa.


Serviço:
O quê? XIII Seminário Internacional Ética na Gestão
Quando? 22 e 23 de novembro de 2012
Onde? Brasília-DF
Quanto? Inscrições gratuitas através do site http://etica.planalto.gov.br

Mais informações:
Comissão de Ética Pública

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Lançamento do documentário sobre a Lei da Ficha Limpa







O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral realiza na próxima quarta (24), no SESC Consolação, às 10h, o lançamento do documentário “Ficha Limpa: Uma história de combate à corrupção” que conta a trajetória da lei de iniciativa popular que mobilizou o país.



Lei da Ficha Limpa

A Campanha Ficha Limpa foi lançada em abril de 2008 pela sociedade civil brasileira com o objetivo de melhorar o perfil dos candidatos e candidatas a cargos eletivos do país.

Para que isso fosse possível, foi elaborado um projeto de lei de iniciativa popular que torna os critérios de inelegibilidade mais rigorosos, considerando a vida pregressa dos candidatos e candidatas. O projeto contou com mais de 1,5 milhões de assinaturas, recebendo o apoio de diversos segmentos e da sociedade civil organizada.

No dia 29 de setembro de 2009, o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) entregou a proposta ao Congresso Nacional junto com as assinaturas e, foi sancionado no ano de 2010, passando a vigorar como Lei da Ficha Limpa a partir das eleições municipais de 2012.


O documentário

O documentário foi dirigido pelo advogado e membro do MCCE, Luciano Santos e conta a trajetória da Lei Ficha Limpa através de depoimentos do Juiz de Direito Márlon Reis, do ativista social Chico Whitaker, do próprio Luciano Santos e outros participantes da campanha em um vídeo de 30 minutos de duração.


Serviço:

O quê: Lançamento de documentário sobre a Lei da Ficha Limpa
Quando: Dia 24 de outubro, às 10h
Onde: SESC Consolação - sala Ômega - Rua Dr. Vila Nova, 245 – 8º andar (São Paulo – SP)
Quanto: Entrada franca mediante reserva
Vagas limitadas. Confirmação de presença através do email andrea@isps.org.br